Por que as peças de alfaiataria sempre estão em alta?

Por que as peças de alfaiataria sempre estão em alta?

As peças de alfaiataria são atemporais, clássicas e elevam qualquer look. Desde o surgimento, ainda no século XII, elas nunca saíram de moda. Pelo contrário, não só se mantêm sob os holofotes, como também ganham versões repaginadas atualmente.

Caso você tenha curiosidade ou interesse em entender porque a alfaiataria se tornou tão icônica, chegou ao lugar certo. Neste artigo que a Corello preparou, você confere tudo sobre o universo da alfaiataria e adquire dicas dos melhores looks.

Afinal, o que é alfaiataria?

Antes de tudo, entenda o que é alfaiataria. Embora muitos pensem que ela é o nome do tecido, na verdade, refere-se ao estilo de corte das roupas. 

Nesse sentido, uma peça de alfaiataria costuma ser reta e estruturada. Já as técnicas de modelagem possuem como principais características o acabamento mais elaborado e a confecção complexa.

Conheça a história da alfaiataria

A palavra “alfaiataria” possui origem no termo árabe “al-hayyât”, que significa “costureiro”. Segundo referências bibliográficas da época, o termo teria surgido durante a Idade Média. Ele compreendia o trabalho dos alfaiates que produziam peças, como calças e ternos, sob medida, exclusivamente para o público masculino.

Embora haja registros de que a rainha Elizabeth I tenha sido uma das primeiras mulheres a usar alfaiataria no século XVI, somente muitos anos mais tarde, as peças realmente caíram no gosto das mulheres e fizeram parte da moda feminina.

Quando a alfaiataria conquista o guarda-roupa feminino

A partir da década de 20, com a atriz Marlene Dietrich, o mundo assistiu a  uma das primeiras mulheres a adotar o terno feminino em alfaiataria. Embora Dietrich tenha sido precursora da peça, a calça em alfaiataria ainda não era amplamente aceita e usada pelas mulheres.

O famoso tailleur foi criação de Coco Chanel, em 1920. Inicialmente, ele compreendia um conjunto de saia abaixo do joelho e blazer, conquistando o público feminino de vez.

Posteriormente, Chanel lançou tailleurs que traziam calça em alfaiataria. Ao lado de outras grandes grifes, como Dior e Yves Saint Laurent, desde então, as peças de alfaiataria entraram no universo feminino e permaneceram em alta, tornando-se clássicas e atemporais.

Alfaiataria: uma tendência sempre em alta

Se, no início, as peças de alfaiataria eram feitas manualmente e tinham caráter único, com o passar dos anos, também foram feitas nas fábricas, tornando-se acessíveis e democráticas.

O fato de estarem sempre em alta, bem como terem tornado-se clássicas, deve-se à versatilidade das peças: é possível trazê-las para qualquer estilo e adaptá-las para todas as ocasiões. 

Além disso, as peças de alfaiataria são confortáveis. Você pode encontrá-las em tecidos nobres ou até tecidos casuais, como o popular moletinho. Por todos esses motivos, elas aparecem como tendências.

Ideias de looks com alfaiataria

alfaiataria interna 1

Atualmente, é possível trazer a alfaiataria em looks para trabalho, passeio e atividades despojadas. Em todos eles, o body de lingerie rendado é uma tendência. Em visuais que exijam mais discrição, basta optar por uma calça de cintura alta junto a um blazer de alfaiataria bem cortado.

Looks despojados com alfaiataria

Outra ideia que está em alta compreende a construção de looks com alfaiataria de maneira despojada. Uma dica é combinar o short e uma blusa no estilo cropped de mangas compridas. Complemente o look com uma bolsa de ombro com alça em corrente e esteja pronta para um passeio no shopping, cheia de estilo!

Para os fãs de looks monocromáticos, os terninhos de alfaiataria são opções certeiras. Pelo fato da calça e do blazer formarem um conjunto, o estilo monocromático funciona perfeitamente, além de conceder total protagonismo às peças.

Além de tons neutros, como cinza, branco e preto, tonalidades como amarelo-mostarda e verde-bandeira estão na moda e aparecem como escolhas perfeitas para o look monocromático. Complemente o visual com um scarpin e uma bolsa de couro, ambos lisos, para ter um visual despojado sem perder a sobriedade e a elegância.

Looks de alfaiataria com estampas

Outra forma de trazer descontração para os seus looks com alfaiataria é apostar nas estampas. O xadrez é a escolha ideal para alternativa às peças lisas. Vale a pena conhecer os diferentes tipos de xadrez disponíveis no mercado, como vichy, pied de poule e grid.

Outra dica é optar por uma calça de alfaiataria reta com cintura alta e uma t-shirt de algodão divertida estampada. Esse look é superdespojado. Você pode até complementá-lo com tênis slip on ou oxford.

Complemente os seus looks de alfaiataria com a Corello!

A Corello possui um vasto catálogo, cheio de opções incríveis de sapatos, bolsas, cintos e outros acessórios para complementar o seu look com peças de alfaiataria. Além do couro, encontre muitas opções de estampas, texturas e inúmeros designs criados por quem mais entende de moda: a Corello! 

Confira nossa loja on-line oficial ou visite a unidade física mais próxima e inspire-se com produtos de primeira linha, produzidos com as melhores matérias-primas disponíveis no mercado. Conte com a Corello para arrasar sempre!

Produtos relacionados

Sapatilha Laço – Couro Bege

Sapatilha Laço – Couro Bege

Ver na loja
Bota Salto Fino – Couro Bege

Bota Salto Fino – Couro Bege

Ver na loja
Bolsa Transversal Luísa – Alternativo Bege – UN

Bolsa Transversal Luísa – Alternativo Bege – UN

Ver na loja
Scarpin Slingback – Croco Bege

Scarpin Slingback – Croco Bege

Ver na loja

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *