7 tipos diferentes de estampa xadrez

7 tipos diferentes de estampa xadrez

Peça-chave de vários estilos, como o grunge e o alternativo, a estampa xadrez é uma padronagem super clássica no mundo da moda. No entanto, ninguém sabe exatamente quando ela surgiu. Inclusive, é possível encontrar esses traços até na cultura celta, assim como nos clãs britânicos e no movimento punk.

Hoje, ela aparece em diferentes estilos, virou aquele tipo de padronagem que pode ser usada por todo mundo, porque sempre vai dar para encontrar tipos de estampas xadrez que se encaixem no seu gosto.

Quais tipos existem?

São muitos os tipos de estampa xadrez e todos têm em comum o quadriculado e as listras. Muitas vezes, aparecem nas cores primárias, mas também existem outras versões.

O melhor jeito de saber quais tipos de estampa xadrez combinam com seu estilo é conhecendo melhor cada um deles, não é mesmo? Confira diferentes estilos e como eles costumam aparecer!

Tartan

Essa é a clássica, que, muitas vezes, vemos na versão de estampa xadrez vermelha, mas existem várias outras possibilidades de linhas e cores aqui. Super elegante, seus traçados e combinações de cores cruzam entre si.

Sua origem é na Escócia, mas antigamente era usada apenas em kilts — aquele traje escocês masculino. Com o tempo, foi incorporada pelo movimento punk inglês, que inclusive customizava suas próprias peças.

Hoje aparece em muitos itens, como camisas, calças e saias e tem um aspecto super descolado e moderno. Fica incrível com diferentes sapatos, como tênis e coturnos.

Buffalo check

Com quadrados maiores, o buffalo check, muitas vezes, traz a estampa quadriculada vermelha ou preta. É uma padronagem bem tradicional, normalmente com linhas que se cruzam, aquela encontrada nas camisas flaneladas.

Tem um estilo de moda retrô bem anos 90, e hoje também o vemos em diferentes peças, inclusive em sapatos e bolsas. Tem um aspecto mais alternativo, e, quando falamos de estampa xadrez característica do estilo punk ou grunge, normalmente nos referimos ao buffalo check.

estampa xadrez

Príncipe de Gales

Popularmente conhecida quando o Príncipe De Gales, Edward, passou a usá-la frequentemente, essa é uma estampa clássica e bem requintada. Normalmente, é usada em peças de alfaiataria, muitas vezes em cores como cinza, bege, marrom e preto.

Seu desenho tem listras irregulares e finas e tem tudo a ver com o inverno, principalmente em produções elegantes e modernas. Também é uma boa peça para os looks de trabalho e fica incrível em blazers e calças.

Vichy

Com linhas verticais e horizontais, essa é aquela estampa xadrez que lembra as tradicionais toalhas de piquenique. Super característica dos anos 50, na década seguinte, se tornou ainda mais popular graças à Brigitte Bardot, uma das maiores incentivadoras do uso dessa estampa.

Produzida em larga escala na cidade de Vichy, na França, seu nome vem daí. Normalmente aparece em cores primárias, como vermelho, azul e amarelo, e fundo branco. É um tipo de xadrez de estampa quadriculada e normalmente com duas cores.

Pied-de-Poule

A Pied-de-Poule, muitas vezes, é uma estampa quadriculada preto e branco, mas também é possível vê-la em combinações com cores primárias.

Tem padronagens menores e é super sofisticada. Muito vista em peças de alfaiataria. Além do mais, fica incrível em calças, saias e blazers.

Madras

Para as fãs da estampa xadrez em versões coloridas, a madras pode ser a padronagem perfeita. O tecido de algodão vem da Índia com fios tintos e tramados.

Por muitas vezes aparecer com tons claros e vivos, acaba sendo uma versão mais divertida do xadrez. Vemos peças assim em coleções de primavera-verão, e sua inspiração vem dos trabalhos de patchwork.

Artsy

O artsy é uma releitura mais artística do xadrez, chegando até ser um pouco abstrato. Nas últimas temporadas, apareceu em versões mais minimalistas, com linhas suaves que formam pequenos quadrados pelo tecido.

Fica incrível com peças como vestidos, calças e blazers, criando uma atmosfera de sofisticação, mas com um ar fashionista bem descolado.

Como usar o xadrez?

Como são diferentes estilos de estampa, cada uma delas vai funcionar melhor em determinadas ocasiões. Existem padronagens que têm um ar mais elegante, como a Príncipe de Gales, ou mais descoladas, como a buffalo check.

O segredo para usar o xadrez é entender exatamente sua preferência na estampa e quando você quer usá-la. Também dá para trazê-lo como um detalhe do look, apostando nos acessórios que têm essa padronagem.

O xadrez é versátil, então, a melhor aposta é encontrar a peça certa para a ocasião certa, sempre levando em conta seu estilo.

Complete seu look com estampa xadrez

Já deu para ter uma ideia da versatilidade da estampa xadrez, não é mesmo? Com tantas opções de padronagens e de peças, dá para incluir a trend no seu guarda-roupa, não importa qual seja seu estilo.

Se você quer investir em acessórios com a estampa ou então completar seus looks xadrez, confira no site da Corello diversas opções de calçados, bolsas, cintos e acessórios!

Produtos relacionados

Rasteirinha Flat Chanel Amelie – Xadrez

Rasteirinha Flat Chanel Amelie – Xadrez

Ver na loja
Tênis Feminino – Tecido Xadrez Tartan / Soft Preto

Tênis Feminino – Tecido Xadrez Tartan / Soft Preto

Ver na loja
Slip On Feminino – Verniz Preto

Slip On Feminino – Verniz Preto

Ver na loja
Sandália Feminina Meia Pata Disco – Mini Glitter Preto

Sandália Feminina Meia Pata Disco – Mini Glitter Preto

Ver na loja

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *