Greenwashing: o que é a prática e como evitá-la?

Greenwashing: o que é a prática e como evitá-la?

O greenwashing têm se intensificado nos últimos anos e, atualmente, aparece como uma grande ameaça à moda sustentável. Entender como a prática acontece e qual é a importância dela para a indústria fashion é muito importante.

Dessa forma, é possível realizar o consumo consciente na hora de ir às compras e reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Ao lado da moda sustentável, esse comportamento tem conquistado cada vez mais adeptos e pode ser promissor para a manutenção da sustentabilidade.

Afinal, o que é greenwashing? Como ele se relaciona com a moda sustentável? Prossiga com a leitura e descubra as respostas! Em seguida, também reunimos algumas dicas de tecidos e materiais sustentáveis nos quais vale a pena apostar. Vamos lá?

O que é?

Greenwashing significa “lavagem verde” e refere-se a uma prática, infelizmente, explorada por muitas indústrias e empresas do mundo todo. A ideia é sustentar um discurso ou uma propaganda que afirma haver o compromisso com a sustentabilidade em relação à cadeia produtiva do produto vendido.

No entanto, a realidade das empresas que realizam essa prática é bem diferente desse discurso. Na verdade, o comportamento é falso e, muitas vezes, utilizado apenas como estratégia de marketing e/ou para esconder ações que agridem o meio ambiente.

No mundo da moda, o greenwashing pode aparecer de diversas maneiras. Uma prática comum é afirmar que o tecido é ecológico quando, na realidade, o material foi produzido com mão de obra escrava e/ou não respeitou as regras básicas de sustentabilidade.

Como evitar?

Na hora de comprar bolsas, sapatos e acessórios, como evitar greenwashing? Algumas ações podem ajudar você a adquirir produtos livres dessa prática. Em primeiro lugar, vale priorizar as compras em lojas de confiança, que trazem transparência quanto à produção dos seus produtos. Além disso, considere:

  • priorizar qualidade em vez de preço baixo. Afinal, o greenwashing também refere-se a responsabilidade social. Isso significa que peças com preços muito abaixo do mercado, podem ter sido confeccionadas sob más condições, como uso de mão de obra escrava;
  • procurar saber mais sobre o material do produto. Sabe aquela bolsa de mão linda em couro supostamente ecológico? Como saber se, de fato, a peça é sustentável? Questione o vendedor e analise cuidadosamente a descrição do acessório;
  • entre em contato com o SAC ou com a central de atendimento e questione. Você costuma fazer compras online? Então, a dica é entrar em contato e questionar a procedência dos materiais e as políticas sustentáveis da empresa;
  • priorize fazer as suas compras em lojas confiáveis e de tradição no mercado em vez de consumir de lojas fast fashions e de estabelecimentos duvidosos.

Como identificar?

Você se preocupa com a sustentabilidade e deseja saber como identificar greenwashing? Existem técnicas que podem ajudar você com essa tarefa. O primeiro passo é avaliar a etiqueta do produto e analisar a composição do material.

No caso de peças em couro ecológico, por exemplo, essa informação deve estar clara na descrição do produto. Por isso, caso se depare com especificações vagas e ambíguas, suspeite da procedência do material.

A marca ou grife costuma investir em propagandas de práticas sustentáveis? Nesse caso, avalie se o marketing, de fato, traz dados e provas concretas sobre a prática. Afinal, uma das estratégias do greenwashing é propagar esse discurso e, ao mesmo tempo, mascarar a realidade que nada tem a ver com a postura.

Moda sustentável: como ela contribui para o meio ambiente

greenwashing - modelo com roupa branca e bolsa reciclada

Se, por um lado, essa é uma prática nociva, a moda sustentável aparece como uma maneira efetiva de ajudar a preservar o meio ambiente. Isso porque ela explora tecidos ecológicos e biodegradáveis que podem ser reciclados e/ou possuir a decomposição acelerada após o descarte.

Entre os materiais sustentáveis utilizados na indústria da moda que vale a pena mencionar, estão o couro pirarucu, o algodão orgânico, o linho e fibras provenientes de vegetais e frutas. Se eles utilizados de forma artesanal é ainda melhor, já que dessa forma não há os impactos ambientais produzidos pela indústria.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a moda circular. Tal como o nome sugere, a ideia é produzir roupas, calçados e acessórios dentro de um ciclo regenerativo e em harmonia com o meio ambiente. Isso envolve toda a cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima até o descarte.

Vantagens de investir na moda sustentável

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a moda sustentável oferece outros benefícios para os consumidores. Entre as vantagens, vale destacar a aquisição de produtos de alta qualidade e conforto, atributos proporcionados pelas fibras naturais.

Ainda, a moda sustentável costuma oferecer produtos duráveis e versáteis, o que ajuda a economizar e evitar novas compras. Por também considerar o compromisso social, os produtos são feitos em condições e com mão de obra adequadas, ajudando na geração de renda e de empregos.

Aposte na moda sustentável com itens da Corello!

Estar atento para o greenwashing é fundamental para fazer compras mais conscientes. Ao lado desse entendimento, investir na moda sustentável também contribui para a preservação do meio ambiente.


Se você está em busca de bolsas e sapatos ecológicos, não deixe de conferir a loja virtual da Corello! Em nosso portfólio, você encontra opções em couro pirarucu e ráfia. Espere por materiais de alta qualidade e em designs incríveis! Visite o nosso site e boas compras!

Produtos relacionados

RASTEIRINHA ALTERNATIVO AZUL TRICOLOR

RASTEIRINHA ALTERNATIVO AZUL TRICOLOR

Ver na loja
SCARPIN SQUARE COURO AZUL

SCARPIN SQUARE COURO AZUL

Ver na loja
BOLSA DE MÃO COURO AZUL CLARO

BOLSA DE MÃO COURO AZUL CLARO

Ver na loja
BOLSA TRANSVERSAL RÁFIA/COURO AZUL

BOLSA TRANSVERSAL RÁFIA/COURO AZUL

Ver na loja

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *