Conheça os principais momentos da história da moda

Conheça os principais momentos da história da moda

Você já se perguntou qual é a história da moda, de onde ela veio ou desde quando denominamos os hábitos de vestimenta? Apesar de ela fazer parte da nossa vida desde que nascemos, muitas vezes, não sabemos como tudo isso começou.

A moda acompanha os hábitos das pessoas há muitos séculos. Assim as roupas, os sapatos e os acessórios que usamos refletem os momentos da humanidade.

Como a muda surgiu?

Moda vem de “modus”, no latim, que significa “costume”. Desde o começo da vida humana, as populações usavam peles de animais para se protegerem do clima. Contudo, foi só no século XV, no início do Renascimento Europeu, que a história da moda ganhou força.

Ela passou a ter um caráter com maior foco no indivíduo, com o objetivo de diferenciar o que, antes, era igual, porque, nesta época, se usava um estilo de roupa durante toda a vida.

A partir da Idade Média, começou a existir um padrão de vestimenta que seguia as classes sociais. Na história da moda antiga, o jeito de se vestir determinava a classe que você pertencia, existindo, inclusive, leis que restringiam certas cores e tecidos somente aos nobres.

No século XVIII, com a Revolução Industrial, os tecidos passaram a custar menos. Com a invenção da máquina de costura, o custo caiu ainda mais, possibilitando que as roupas fossem feitas com maior facilidade. Com isso, elas passaram a ser mais acessíveis, podendo ser compradas até pelos menos afortunados.
Neste período, a Inglaterra passou a dominar o mercado de algodão e industrializar outros materiais, como a seda. A produção em massa começou neste período, e isso mudou a história da moda para sempre!

O que marcou a história da moda?

Já deu para perceber que o que acontece no mundo tem impacto na forma que nos vestimos, né? Para te mostrar isso, listamos alguns períodos marcantes da história da moda!

Começo do século XX

Nesta época, vemos uma simplificação nas vestimentas. Tudo passou a ser menos rígido, adornado e colorido, sendo que a funcionalidade virou um ponto importante.

Acessórios, como fraques longos, cartolas e chapéus-coco, entraram em desuso. Aqueles chapéus femininos superchamativos praticamente desapareceram, passando a ser usados apenas em ocasiões de gala da corte inglesa.

O corpo passou a ficar mais à mostra. As saias e os vestidos viraram itens superfemininos e passaram a fazer parte do guarda-roupa das mulheres. A moda deu ainda mais foco para a liberdade individual, podendo ser baseada em gostos pessoais. A partir de então, ela foi reconhecida como algo de caráter social.

Chanel

Não dá para falar da história da moda no século XX sem mencionar Chanel, afinal, seus feitos refletem a forma que nos vestimos até hoje.

A estilista revolucionou verdadeiramente ao quebrar o padrão das mulheres, que usavam peças que as machucavam, como os espartilhos. Então, ela passou a incrementar roupas do vestuário masculino, como as calças, em suas produções.

Chanel cortou o cabelo curto, que, até então, era algo incomum para as mulheres. Sua loja foi a única a ficar aberta durante a 1ª Guerra Mundial, tamanha a sua influência. Se, hoje, nos vestimos de maneira mais casual e prática, foi graças a ela!

Décadas de 60 e 70

A história da moda anos 60 traz as jaquetas de couro, as botas e o jeans como parte do dresscode. O rock’n’roll ganhou força neste período, com nomes como os Beatles e a Janis Joplin sendo destaque, influenciando a forma como as pessoas se vestiam.

A amada minissaia foi criada por Mary Quant, e a hotpant se popularizou. No final da década, as cores vivas e as estampas ganharam força, como uma preparação para a moda hippie que viria em seguida. Sabe nosso amado tie dye? Foi aí que ele surgiu, junto de outras roupas psicodélicas.

Nos anos 70, o hippie ganhou destaque de vez. Agora, paz, amor e liberdade eram prioridades, transmitidos por meio de estampas alegres, coloridas e com flores, sempre trazendo sensibilidade, bom humor e descontração. Calça boca de sino, pantalonas e cintura alta são algumas das tendências da época.

historia-da-moda

Globalização

Todas essas tendências influenciam a história da moda até hoje, sendo que muitas dessas peças sempre acabam voltando para as passarelas e virando trends novamente, em novas versões, atualizadas para o século XXI.

No entanto, outro marco que mudou tudo, inclusive a história da moda no Brasil, foi a globalização. Com ela, passou a ser mais fácil consumir materiais e tendências pelo mundo todo. Não há barreiras, nem fronteiras, então, o consumo passou a ser mais rápido, sendo possível fazer negócios com todos os países.

A produção passou a ser em larga escala e mais tecnológica, o que barateou muitas roupas e tornou possível que a moda fosse algo acessível. Importação e exportação viraram regra, e o mercado acelerou. A moda que vemos atualmente foi graças a esse processo de globalização!

Como a moda está agora?

Hoje, vemos a moda globalizada, que retoma as décadas passadas para trazer novas criações. Ela continua mudando. O período histórico que vivemos com a pandemia, com certeza, também trará uma forma diferente de pensar em moda.

Isso mostra que este universo é um reflexo da nossa sociedade e não deve ser visto como apenas uma frivolidade. Se você quer estar na moda agora e fazer história com os sapatos e os acessórios usados no século XX, não deixe de entrar no site da Corello e conferir as maiores tendências da atualidade!

Produtos relacionados

Tênis Feminino – Alternativo Branco

Tênis Feminino – Alternativo Branco

Ver na loja
Bolsa Sacola – Couro Python Verde – UN

Bolsa Sacola – Couro Python Verde – UN

Ver na loja
Cinto Feminino – Couro Village Marrom

Cinto Feminino – Couro Village Marrom

Ver na loja

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *